As neoplasias hoje são a 2ª maior causa de mortalidade no mundo, comprometendo todas as faixas etárias, raças, ambientes, países e ambos os sexos.
É fato que o sucesso no tratamento do câncer depende do acesso pelos pacientes aos centros especializados onde profissionais treinados e os tratamentos de alta complexidade estão disponíveis.
O moderno tratamento do câncer envolve equipe multidisciplinar aonde todos são muito importantes. A cirurgia oncológica, contudo, depende de treinamento longo e especializado em centros de referência e é capaz de aumentar a sobrevida e diminuir a morbidade. Assim, o sucesso do tratamento cirúrgico depende diretamente do treinamento do cirurgião sendo este o fator prognóstico mais importante.
Com isto em mente percebemos a ausência de um manual cirúrgico, prático de consulta e treinamento, portátil e resumido voltado à realidade nacional, altamente atualizado e englobando todas as especialidades cirúrgicas e outras também importantes para o melhor tratamento das neoplasias. Por este motivo também decidimos pelo modelo de literatura recomendada ao final de cada capitulo, onde se cita somente as obras de maior importância para o aprofundamento do assunto do capitulo, e não pelas referencias bibliográficas tradicionais, que são longas e muito especificas e tomariam espaço critico para um manual de muitos capítulos que pretende caber no bolso de nossos jalecos.
Convidamos então alguns dos maiores especialistas nacionais e de alguns centros mundiais de oncologia a resumir suas experiências pessoais e de seus serviços de maneira prática e objetiva. Participam deste manual cirurgiões do Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro, Hospital AC Camargo em São Paulo, UNIFESP , MD Anderson no Texas, Instituto Nacional de Câncer do Japão, Johns Hopkins em Baltimore, Centro Hepatobiliar da França, entre outros.
Nosso objetivo é criar uma ferramenta de fácil e rápido acesso para o treinamento e esclarecimento do cirurgião oncológico frente às situações desta especialidade e também proporcionar atualização para o cirurgião oncológico formado, tendo a certeza que servirá não só para aprimorar o tratamento, mas também diminuir a morbidade e aumentar a sobrevida do paciente com câncer, que são nossos objetivos finais e mais importantes.
Os Autores
|